Se você trabalha com uma agência de desenvolvimento, ou desenvolve sites como freelancer ou de alguma outra forma, já deve ter se deparado diversas vezes com a necessidade de encontrar uma boa hospedagem para o site de seu cliente. Isto pode ter acontecido tanto por demanda de um cliente, que não se sente seguro em escolher a hospedagem por si só, quanto por necessidade sua de ter o controle do processo do início ao fim sobre o sucesso do seu cliente no mundo online. A Revenda de Hospedagem geralmente tem foco de atuação com esse tipo de cliente.
Você pode escolher fazer isso de diversas formas, como contratar um painel separado para cada cliente e diversas empresas de hospedagem, pode colocar todos os seus clientes em uma hospedagem compartilhada e negar o acesso deles aos seus painéis de hospedagem, pode colocá-los todos em um servidor interno, ou outras maneiras. Mas, para todas essas opções existem alguma barreiras. Para esse tipo de caso, o mais recomendado acaba sendo um serviço de Revenda de Hospedagem. Vamos analisar alguns aspectos sobre cada tipo de hospedagem, se esse for o seu caso.
Servidor interno dedicado
Se você optar por um servidor dedicado interno, terá muita versatilidade em como oferecer a hospedagem para os sites que você desenvolve. No entanto, a partir desse momento você terá que absorver muitos custos, como o de suporte, energia, equipamento, etc, que muitas vezes vão lhe trazer mais dores de cabeça do que benefícios em si.
Hospedagem compartilhada
Ok, geralmente possuir um servidor interno está totalmente fora de cogitação para a maioria dos desenvolvedores de sites. Além de trazer custos excessivos, um servidor dedicado vai te trazer problemas relacionados a suporte, equipamentos, etc.
Tendo isso em vista, diversas agências de web acabam preferindo indicar hospedagens para seus clientes, ou então contratá-las elas mesmas. Do ponto de vista econômico, essa é uma possibilidade mais viável, que a de um servidor dedicado, com certeza.
O infortúnio neste caso recai sobre a gestão de senhas e logins de seus clientes. Imagine que você já tenha, por exemplo, 30 contas em diversas hospedagens diferentes. Para cada cliente você terá uma conta de acesso e uma senha, e para cada problema que você tenha no plano de cada um de seus clientes vai enfrentar uma jornada para achar cada senha, logar no seu cliente, deslogar, logar em outro, etc.
Algumas empresas optam por colocar todas as contas em um só painel. Isso, financeiramente pode parecer vantajoso, mas em termos de qualidade de serviço oferecido ao cliente falha em alguns aspectos, como nunca poder permitir que um cliente seu tenha acesso ao painel de hospedagem dele - afinal ele teria acesso a todas as suas contas. Note que algumas empresas de hospedagem de sites não concordam com essa prática em seus termos de serviço.
Como então funciona a Revenda de Hospedagem?
Existem diversos tipos de painéis para utilizar na sua Revenda de Hospedagem. Na Hostinger, utilizamos o mais comum deles: WHM/cPanel. Na Revenda de Hospedagem com WHM/cPanel, tanto o revendedor tem acesso ao painel, quanto o seu cliente. Esse tipo de hospedagem traz muito mais profissionalismo à gestão de hospedagem para o seu cliente final.
Na maioria das empresas de hospedagem, você tem a opção de contratar um determinado espaço em disco e colocar quantos sites e painéis quiser dentro dessa Revenda. Desta forma, muitas vezes o serviço é benéfico tanto para o revendedor quanto para o cliente que acaba pagando menos do que pagaria diretamente com a contratação de uma hospedagem compartilhada.
No caso da Hostinger, a empresa ainda oferece uma Revenda por Usuário com 10GB de espaço em disco SSD, o que lhe permite pagar pelo número de usuários que você gere, mais ou menos como você pode estar acostumado em uma hospedagem compartilhada, mas com toda a gestão de contas em uma painel WHM e permitindo com que cada cliente acesse a conta dele.
Conclusão
Ao analisarmos o custo-benefício de uma Revenda de Hospedagem, podemos perceber facilmente que uma Revenda é a melhor opção possível para quem quer gerir a conta de diversos clientes. Assim, o freelancer ou empresa continua sendo referência para o cliente, muitas vezes consegue adquirir um certo lucro sobre as contas e ainda oferecer um valor mensal menor para o cliente final.
Atua a mais de dez anos, em diferentes áreas de desenvolvimento, da base dados, codificação a interface do usuário.
Apaixonado por desenvolvimento web e design, ajuda pessoas e empresas a criar ferramentas para informatizar seus processos, diminuir barreiras geográficas e estreitar seu relacionamento com clientes.
Comentários